“Mais experiente para novos voos", diz Honorato ao comemorar 46 anos

abril 14, 2020 0

Único vereador do PT na capital maranhense dá a entender que pode ser opção da legenda na disputa pela prefeitura de São Luís -

O vereador Honorato Fernandes comemora seus 46 anos, nesta terça-feira (14/04), sem festa e distante de alguns de seus familiares. Esse distanciamento, entretanto, foi encurtado pelas redes sociais, onde amigos e familiares aproveitaram para prestar homenagens ao parlamentar.

Entre os gestos de carinho e agradecimento pelas felicitações recebidas, uma em especial chamou atenção, evidenciando que o vereador, que é presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), não descarta a possibilidade de ladrilhar outros caminhos na vida pública.

“Obrigado. Hoje, dia 14 de abril, ao completar meus 46 anos de vida, quero agradecer aos meus pais, filhos, família e amigos pelas felicitações desde a primeira hora do dia. Sou grato a Deus pela vida e por todos vocês. O aniversário é meu, mas o presente que peço a Deus é muita saúde a todos em tempos de pandemia”, comentou o vereador em suas redes sociais.


QUEM É ELE?
Analista de sistemas e especialista em gerenciamento de projetos, com formação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Honorato Fernandes é o único representante na Câmara Municipal de São Luís pelo Partido dos Trabalhadores – PT. Ele é filho da assistente social e professora da Ufma – Ieda Batista, uma das fundadoras da sigla no Maranhão - e do agrônomo e também professor da Uema, Honorato Leite Fernandes.

Filho do meio do casal, Honorato tem como irmãos o advogado e jornalista Antônio Fernandes (mais velho) e o também advogado Ney Fernandes (caçula), assessor jurídico da Secretaria Estadual de Mobilidade Urbana - MOB. Frutos do segundo casamento do pai com a delegada da Polícia Civil - Dayse Aparecida, o edil ainda possui como irmãos mais novos Marco Túlio, Virginia e Tathiane Leite Fernandes.

Pai do jovem economista Marcio Fernandes e da adolescente Rafaela Fernandes, o vereador é definido pelos familiares e amigos como sendo um típico ariano, regido por Marte e com o fogo como elemento, tendo a impaciência, impulsividade, intensidade, honestidade e lealdade como principais características.


TRAJETÓRIA POLÍTICA

Apesar do forte vínculo com o petismo desde os primeiros anos de vida por conta do ativismo político da mãe, o vereador só se filiou oficialmente ao PT em 2011. Em 2012, encarou o primeiro vestibular das urnas, elegendo-se vereador com 3.664 votos. Em 2016, experimentou um crescimento de quase 30% no eleitorado, uma vez que foi reeleito com 4.609 votos.

No conturbado Processo de Eleições Diretas (PED) em 2019, somente meses depois foi proclamado o resultado, reconduzindo o vereador Honorato Fernandes pelos próximos quatro anos à presidência do PT Municipal. A Executiva Nacional validou os 54,9% dos votos em São Luís dados a Fernandes, contra 45,9% do seu opositor, Kleber Gomes.

PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITO

Em 2020, o caminho natural do parlamentar seria buscar o seu terceiro mandato no Legislativo Municipal, mas a resolução baixada no dia 13 de março do ano em curso pela Direção Nacional do PT para o Nordeste poderá alterar o seu futuro político. Com base na resolução, ao que tudo indica, ao lado dos deputados Zé Inácio e José Carlos, entre outros nomes, o presidente municipal da sigla deverá ser um dos pré-candidatos à prefeitura de São Luís.

Desta feita, caso haja mais de um pré-candidato demonstrando interesse de representar o partido na corrida majoritária, por via de regra, o PT deve realizar debates e - possivelmente - uma prévia para definir a chapa que irá concorrer à Prefeitura da capital maranhense, mas, lembrando, que a decisão final ficará a cargo da Executiva Municipal, onde a maioria é ligada ao presidente, e que cuja decisão deverá ser ratificada pela Executiva Nacional.

Em entrevista ao titular do blog, ao ser indagado sobre o teor da Resolução, o vereador admitiu que possa se candidatar a prefeito nas eleições deste ano. "Seguiremos o calendário e as formalidades estatutárias, bem como as demais deliberações partidárias no sentido de fortalecer nosso partido na disputa eleitoral de 2020 e a verdadeira mudança do povo brasileiro, com a nossa pequena contribuição no atual cenário ", declarou.

Ainda segundo o parlamentar, que não descarta a possibilidade de abrir mão do seu mandato em prol de um projeto mais amplo do PT, ratificou que sua decisão esta alicerçada exatamente na resolução da Direção Nacional. "Hoje, bem mais experiente na vida pública, sinto-me mais preparado para alçar voos mais altos, por isso, diante da perspectiva de candidaturas próprias para o fortalecimento do PT, envolto pela convicção de seguir minha jornada na luta política por um país mais justo e em defesa do povo brasileiro, é que vislumbro com muita clareza, em um cenário de candidatura própria do PT, a possibilidade de ser candidato a Prefeito da cidade São Luís", concluiu.

O QUE DIZ A RESOLUÇÃO
1. Determinar o lançamento de candidatura própria em TODAS as capitais dos Estados da região Nordeste.

2. Define as candidaturas de Márcio Macêdo, em Aracaju-SE; Marília Arraes, no Recife-PE e Fábio Novo, em Teresina-PI.

3. Acompanhar o processo de definição das candidaturas em Salvador-BA, Maceió-AL, João Pessoa-PB, Natal-RN, Fortaleza-CE e São Luís-MA.

4. Essa estratégia de fortalecimento partidário deve ser compreendida no âmbito eleitoral, sem qualquer prejuízo à unidade nacional das forças populares nos esforços contra o projeto de destruição social do governo Bolsonaro.

0 Comentarios "“Mais experiente para novos voos", diz Honorato ao comemorar 46 anos"