Adrenalina, profissionalismo, e alívio, mergulhador da Polícia Militar salva diversas pessoas de afogamento na praia (Veja o vídeo)

janeiro 17, 2020 0


Uma das profissões das mais importantes é a do Corpo de Bombeiros Militar, a qual de longe é imprescindível, no quesito salvamento nas nossas praias e rios. Neste vídeo um mergulhador em um jet ski, salva 03 adolescentes e 02 homens de se afogarem na água do mar. Percebemos o alívio imediato das vítimas em perigo, após serem salva pelo mergulhador. Nitidamente, vemos a satisfação quando percebem que foram salvas e não correm risco. No vídeo gravado, aparece o grau de profissionalismo do mergulhador. Ele não somente ajuda as pessoas a se salvarem, mas orienta elas, a salvarem, as outras pessoas próximas.

O integrante do Corpo de Bombeiros Militar aparece no vídeo, em pleno salvamento às diversas vítimas nas águas da praia. Se consegue ver o esforço enorme do mergulhador, no salvamento às mesmas. A ação é muito comovente, pois se ver o integrante do Corpo de Bombeiros Militar em um jet-ski, em uma velocidade constante, direcionada para as pessoas que estavam em diversos lugares ao mar, se afogando. Foram salvas crianças e adultos. Na sequência, se pode ver a importância deste serviço, nas praias. O membro o Corpo e Bombeiros, mesmo durantes alguns momentos críticos, onde as pessoas parecem se afogar, ele com destreza, mantem a calma e de forma profissional, realiza o salvamento das mesmas. Ele inclusive, “pede calma, que as vítimas levante um dos braços, que segure na sua mão, e depois que se firme no jet ski”. Uma ação de salvamento, de forma profissional.

Salvamento das vítimas em alto mar

Ele aparece contactando pelo rádio, repassando as coordenadas do local. Ele está sozinho no jet ski, o que nos leva a crer, que os outros que integram a sua equipe, poderia, estar também, em outras áreas, ali por perto, também ajudando as vítimas. No primeiro salvamento, ele salvou dois adolescente e um homem. O homem ao ser alvo, segura na parte de trás do jet ski e aponta outras duas pessoas se afogando. Ele então grita pro mergulhador: Tem mais dois alí; O mergulhador então responde: “Vou pegar”. 

A adolescente salva, já no jetski, a caminho da praia, olha para trás e ver outras duas pessoas se afogando. O mergulhador de forma rápida, deixa eles na beira da praia e volta para salvar os outros dois, um homem e outra garota. 


Nesta segundo salvamento, o mergulhador pegou o homem pela mão e pediu que ele agarrasse a jovem. Mas o homem não conseguiu segurar a jovem, que ficou para trás. O mergulhador então volta com o jet ski, e ao ver a jovem quase sumindo no mar, mergulha, e a salva. Ele a leva para o jet ski, onde o homem salvo anteriormente, estava segurando no veículo.
Nesse salvamento, o homem que salvo, era forte, mas estava muito cansado. Parece, que ele teria relutado muito contra as ondas, para evitar que a jovem que estava ao seu lado, se afogasse.

O salvamento aconteceu em março de 2014, na Praia Branca, em Bertioga (Guarujá), São Paulo. Toda a ação fora registrado por uma câmera de segurança, que fica acoplada no capacete dos integrantes do Corpo de Bombeiros. O Governador Geraldo Alkmin, teria feito uma homenagem para o mergulhador do Corpo de Bombeiros, identificado como Cabo Marcelo dos Santos. Na oportunidade, além do reconhecimento em público, ele teria recebido uma medalha de honra. O Cabo Marcelo dos Santos relatou na entrevista, "Agradeço a Deus por estar no lugar certo e na hora certa".


O salvamento serve como  um incentivo para as equipes do Corpo de Bombeiros do Brasil. Mas, sem sombra de dúvidas, causar um incentivo muito maior, para os governos estaduais e municipais. Poder investir no Corpo de Bombeiros é proteger principalmente as crianças e adolescentes, que se aventuram no mar. Que os governos possam ter a percepção, que o investimento no Corpo de Bombeiros, significa prevenir e salvar vidas humanas.

Veja o vídeo do salvamento: 





Corpo de Bombeiros do Maranhão aptos para salvamentos aos banhistas


Aqui no Maranhão, existe uma parceria, entre a a Secretaria de Segurança Pública, e a Vale S.A, e o Corpo de Bombeiros Militar. Um exemplo salutar desta parceria, fora que no dia 07 de novembro de 2019, aconteceu uma desta doação, por intermédio da Vale S.A. Foram doados 05 Jet Ski e demais bens e equipamentos, para uso nos relevantes salvamentos aos banhistas da capital. A doação aconteceu no Posto de Salva Vidas do Corpo de Bombeiros, localizado na Avenida Litorânea, em São Luís-MA. A entrega dos Jet Ski celebra o extrato do Protocolo de intenções firmados entre as instituições.
A solenidade contou com a presença do Vice-Governador, Carlos Brandão; Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela; Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Cel. Célio Roberto; Gerente Institucional da Vale S.A, Vanessa Tavares. Foi repassado que são os primeiros equipamentos que estão chegando, pois uma séries de outros chegarão até meados de 2020, para contribuir com o Corpo de Bombeiros do Maranhão, a qual visa condições de trabalhos melhores, para ter uma abrangência mais forte na questão dos salvamentos e dos atendimentos preventivos destes profissionais.

0 Comentarios "Adrenalina, profissionalismo, e alívio, mergulhador da Polícia Militar salva diversas pessoas de afogamento na praia (Veja o vídeo)"